Filtrar
Foram encontrados 6 produtos

Lava Jato de Alta Pressão: Modelos, Características e Como Comprar

Quando o assunto é o lava jato de alta pressão, é comum que surjam dúvidas do tipo: “qual equipamento devo comprar?” ou “quais as diferenças entre os modelos de lava jato?”. Isso porque a aquisição desse tipo de equipamento depende de uma série de fatores, que não devem ser deixados de lado se você deseja fazer uma boa compra.

Na maioria dos casos, as pessoas precisam de uma lavadora de alta pressão apenas para a limpeza do dia a dia, como lavar o carro, a calçada ou o pátio do quintal. Para esse tipo de utilização, os modelos mais simples são suficientes, mas há máquinas para todos os tipos de gostos, bolsos e necessidades.

Por conta disso, a partir de agora você confere as principais diferenças entre os modelos de lava jato, suas características e como comprar aquela que melhor irá suprir as suas necessidades.

O que é um Lava Jato de Alta Pressão?

O lava jato de alta pressão é um equipamento que garante uma maior eficiência na hora de realizar aquela limpeza pesada em superfícies como pisos, grades, piscinas, paredes, carros, motos e muito mais.

Esses aparelhos possuem dentro de si uma pequena bomba, que aliada a um bico muito pequeno para a saída da água, acabam gerando uma pressão muito forte, capaz de arrancar até mesmo as sujeiras mais difíceis e impregnadas com bastante praticidade.

Além disso, as lavadoras de alta pressão ainda são aparelhos considerados ecológicos, pois, uma vez que possuem uma vazão de água mais baixa, são capazes de economizar até 80% de água quando comparada a uma mangueira comum.

Ou seja, mesmo com uma vazão de água menor do que a de uma mangueira, como existe uma pressão envolvida, esses aparelhos permitem realizar a limpeza com mais rapidez e gastando uma quantidade menor de litros de água por minuto, o que é ótimo para o meio ambiente.

Uso e aplicação

É possível fazer o uso do lava jato de alta pressão em diversas situações do dia a dia, tais como na limpeza residencial e doméstica, na lavagem de carros e veículos em geral, na limpeza industrial e em muitas outras situações. Tudo depende do modelo de lava jato/lavadora de alta pressão escolhido.

Existem modelos de lava jato para uso ocasional, para uso semi-intensivo e para uso intensivo. A diferença entre elas está justamente no tamanho e no tipo de utilização para o qual foram desenvolvidas.

As de uso ocasional, como o próprio nome já diz, são aquelas feitas para usar de vez em quando, como para lavar a calçada uma vez por semana, lavar o carro aos fins de semana etc. Esses modelos costumam ser mais baratos e compactos, sendo perfeitas para o uso doméstico.

Já o lava jato de alta pressão de uso semi-intensivo e de uso intensivo são mais voltadas para o uso profissional, como em indústrias ou estabelecimentos que trabalhem com lavagem de veículos. Por serem mais robustos, esses equipamentos podem ficar ligados por mais tempo sem o risco de danificar o motor.

Vantagens do lava jato na limpeza

O uso do lava jato de alta pressão na limpeza possui uma série de benefícios, tanto para quem os adquire quanto para o meio ambiente. Confira, a seguir, as principais vantagens desse equipamento:

  • 1. Reduz o consumo de água em até 80% quando comparado a uma mangueira comum;
  • 2. A alta pressão ajuda a realizar a limpeza mais rapidamente;
  • 3. Ideal para limpar superfícies com sujeiras mais difíceis e incrustradas;
  • 4. Possuem um baixo consumo de energia elétrica;
  • 5. Ajuda a diminuir o valor da conta de água;
  • 6. São compactas e fáceis de transportar e guardar.

Lavadora de Alta Pressão e Lavadora de Alta Pressão a Indução: Qual a diferença?

Ao procurar por um lava jato de alta pressão, você pode se deparar os modelos que fazem o uso de motor a indução e acabar ficando em dúvida sobre qual modelo escolher. Por isso, é importante saber a diferença entre uma lavadora de alta pressão comum e uma lavadora de alta pressão a indução.

Os modelos comuns, também conhecidos como lava jato doméstico, são máquinas que fazem o bombeamento da água utilizando um motor universal e a tubulação interna do equipamento, que gera jatos de alta velocidade e com pressão suficiente para remover até mesmo as sujeiras mais incrustradas nas superfícies.

Já os modelos de lavadora de alta pressão a indução tem como seu principal diferencial a maior durabilidade e resistência, tudo isso graças ao seu motor a indução. Esses modelos costumam ser mais potentes e são desenvolvidos para uso mais intensivo, como a limpeza de grandes áreas ou o uso em lava-rápidos, em que a máquina precisará permanecer ligada por um longo período de tempo.

Apesar de ser desenvolvida para uso profissional, nada impede o uso de uma lavadora a indução no ambiente doméstico. Todavia, aqui cabe um alerta, pois a maior pressão gerada por esse tipo de equipamento pode até mesmo danificar algumas superfícies se não for bem utilizada. Um exemplo disso é quando se usa uma pressão além da necessária, que acaba furando buracos no chão ou removendo a pintura das superfícies.

Qual lava jato de alta pressão comprar?

O mercado de máquinas de lava jato de alta pressão é repleto de opções e, por isso, na hora de comprar uma, o consumidor deve ficar atento para escolher um modelo com as características que vão atender ao uso para o qual se pretende.

Ou seja, é preciso pesquisar bastante sobre o tipo de motor, a pressão da água, a potência, a vazão, o ruído produzido e quais os acessórios disponíveis para a lavadora antes da compra, tudo isso para garantir que se está adquirindo um equipamento que realmente será funcional.

Se você está na dúvida sobre por onde começar, confira, a seguir, algumas dicas que podem te ajudar a fazer a melhor escolha.

Tipo de Motor

Existem dois tipos: universal e a indução. Como visto anteriormente, os modelos com motor a indução são indicados para uso intensivo e, por isso, podem ser mais caras do que as com motor universal, que são mais indicadas para o uso doméstico.

Pressão da água

A pressão tem uma relação direta com a vazão de água de um lava jato de alta pressão. Uma máquina que tem uma vazão de água maior pode ser mais eficiente na limpeza, contudo, será menos econômica.

Potência

A potência de um lava jato tem uma relação com a força com a qual ele consegue pressurizar a água. Ou seja, quanto mais potente o motor, maior será a pressão. Todavia, um aparelho mais potente também gastará mais energia elétrica durante seu uso.

Comprimento da mangueira / cabo de energia

Outro ponto de atenção na hora de comprar uma lavadora de alta pressão é quanto ao tamanho da mangueira e do cabo de energia. Se o aparelho for usado para limpar áreas externas, o ideal é que os cabos e mangueiras sejam o mais compridos o possível.

Peso

O peso de um lava jato de alta pressão é um fator que afeta diretamente a mobilidade do usuário e, por isso, deve ser considerado na hora da compra. No geral, essas máquinas podem pesar entre 4 kg e 20 kg, sendo que isso varia conforme o porte do equipamento, tipo de motor, vazão e pressão.

Ruído

O lava jato é um equipamento que produz bastante ruído durante o seu funcionamento. Em regra, essa informação está contida no manual de instruções do produto ou direto em sua caixa, sendo medido em decibéis. Assim, quem deseja mais conforto na hora de usar a máquina pode optar por um modelo que produza menos ruído.

Acessórios

No geral, os fabricantes desenvolvem uma série de equipamentos para os lava jatos de alta pressão com o intuito de tornar a máquina mais versátil para o usuário. Dentre esses acessórios estão diferentes bicos direcionadores, aplicadores de detergente ou shampoo automotivo, escovas, alças e rodinhas.

Onde comprar Lava Jato de Alta pressão?

Agora que você já conhece as principais características de um lava jato de alta pressão, aproveite para comprar o seu nas Lojas Presidente. Além do melhor preço do Brasil e frete rápido na loja virtual, também temos lojas físicas para que você possa adquirir esses e muitos outros produtos com total comodidade.