Filtrar
Foram encontrados 3 produtos

Ar-Condicionado de qualidade é na Lojas Presidente

Se você está de olho em um novo aparelho de ar-condicionado, saiba que existem diversos fatores que precisam ser levados em consideração antes da compra. Muitas pessoas ignoram esse ponto e acabam comprando um aparelho apenas pelo preço, mas isso pode ser um grande erro.

Por isso, preparamos esse pequeno guia de compras com tudo o que você precisa saber antes de comprar um ar-condicionado. Dessa forma, você pode fazer uma escolha mais acertada e encontrar o aparelho com o melhor custo-benefício. Confira!

Qual modelo de ar-condicionado comprar?

O ar-condicionado tem se tornado cada vez mais popular nos últimos tempos. Isso porque o aparelho é uma das soluções de climatização mais eficientes do mercado, principalmente quando o assunto é amenizar o calor.

Há cada vez mais lares brasileiros optando pela compra de um ar-condicionado e, por isso, os fabricantes estão cada vez mais atentos a esse aumento da demanda. Para atender a esse público, disponibilizam equipamentos com novas tecnologias, que tornam o ar mais puro e consomem menos energia.

Entretanto, se você está prestes a adquirir um aparelho desses, deve antes pesquisar sobre os tipos de modelos existentes, a potência ideal para cada ambiente e o consumo de energia do aparelho. Há, também, outros fatores que podem ser determinantes na hora de escolher o melhor modelo, como o tamanho do equipamento e o espaço disponível para a instalação.

A seguir, vamos explorar um pouco mais alguns dos pontos mais importantes para que você faça a melhor escolha na hora de comprar seu novo aparelho de ar-condicionado.

Calcule a potência

A potência de um aparelho de ar-condicionado é medida em BTUs, que é a sigla para “unidade térmica britânica”. Na prática, quanto maior o número de BTUs de um equipamento, maior será a sua capacidade de resfriar um ambiente.

No entanto, para definir a quantidade de BTUs necessária, é preciso considerar os seguintes parâmetros:

  • Tamanho do ambiente (em metros quadrados);
  • Quantidade de pessoas no ambiente;
  • Presença de equipamentos eletrônicos que emitem calor no ambiente;
  • Se há exposição ao sol.

Nesse sentido, para cada metro quadrado, deve-se considerar 600 BTUs. Além disso, para cada pessoa ou equipamento eletrônico presente no ambiente, deve-se somar mais 600 BTUs. Já se o ambiente fica exposto ao sol, acrescenta-se ao resultado mais 800 BTUs.

Tomando como exemplo uma sala com 15 m2, em uma casa com uma família de quatro pessoas, com uma TV e um computador, com exposição ao sol durante a tarde, o cálculo de BTUs será o seguinte:

  • 15 m2 × 600 BTUs = 9.000 BTUs
  • 4 pessoas × 600 BTUs = 2.400 BTUs
  • 2 equipamentos × 600 BTUs = 1.200 BTUs
  • Exposição solar = 800 BTUs
  • 9.000 + 2.400 + 1.200 + 800 = 13.400 BTUs

Ou seja, para resfriar adequadamente esse ambiente, será necessário instalar um ar-condicionado com potência de pelo menos 13.400 BTUs.

Escolha a tecnologia 

A tecnologia empregada no equipamento de ar-condicionado também precisa ser considerada ao comprar um aparelho desses. Isso porque existem modelos com tecnologias mais modernas, que ajudam a climatizar o ambiente mais rapidamente e a economizar energia.

A seguir, vamos diferenciar as duas principais tecnologias presentes nos modelos de ar-condicionado comercializados atualmente, que são a inverter e a tradicional.

Ar-condicionado inverter

A tecnologia inverter é exclusiva dos modelos de ar-condicionado split, que são aparelhos em que a unidade evaporadora fica separada da unidade condensadora. Os aparelhos dotados dessa tecnologia conseguem atingir e manter a temperatura desejada pelo usuário mais rapidamente e gastando menos energia.

Isso é possível, pois os modelos split inverter possuem um mecanismo de controle de rotação do compressor, que aumenta ou diminui conforme a necessidade de refrigeração do ambiente em que foi instalado. Além disso, aqui o compressor fica ligado o tempo todo, o que evita picos de energia gerados quando o aparelho é ligado.

Por conta dessas características, os modelos inverter costumam ser mais econômicos em termos energéticos, consumindo até 60% menos eletricidade do que os modelos convencionais, além de serem mais silenciosos. Todavia, a sua desvantagem fica no seu custo de manutenção, que costuma ser mais alto do que o de um ar-condicionado tradicional.

Ar-condicionado tradicional

Os modelos de ar-condicionado tradicionais têm como sua principal vantagem o preço, que costuma ser mais baixo do que os modelos com a tecnologia inverter. Além disso, além dos modelos split, existem aparelhos de janela, que possuem as unidades evaporadora e condensadora unidas em um único equipamento.

No entanto, os modelos tradicionais são conhecidos por possuir um compressor de rotação fixa e intermitente, que liga e desliga de tempos em tempos, sem considerar a temperatura do ambiente. Por conta disso, eles são mais barulhentos e costumam gastar mais energia, além de não esfriar com tanta eficiência o ambiente em que estão instalados.

Pontos importantes a se observar antes da compra

Antes de fazer a compra de seu novo aparelho de ar-condicionado, existem alguns pontos importantes que devem ser observados, pois, dessa forma, você faz uma compra mais acertada e evita a dor de cabeça de adquirir um aparelho que não atende a sua necessidade.

Por isso, a seguir vamos destacar alguns pontos que você precisa considerar na hora de fazer a sua escolha. Confira:

Selo Procel

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) classifica os aparelhos eletrônicos produzidos e comercializados no Brasil de modo a permitir ao consumidor saber se um produto é ou não eficiente no consumo de energia.

Essa classificação é feita por meio de uma nota, que pode ir de A até G. Assim, quem procura um ar-condicionado econômico, deve buscar um aparelho com classificação A ou B, pois são os mais eficientes e que consomem menos energia elétrica.

BTUs 

O BTU é a unidade utilizada para medir a capacidade de resfriamento de um ar-condicionado. Quanto maior o número de BTUs, menor é a temperatura que o aparelho atinge.

Todavia, como visto anteriormente, é preciso fazer o cálculo correto da necessidade de BTUs para cada ambiente. Isso porque a compra de um aparelho com mais BTUs do que o necessário pode resultar em um maior gasto de energia, já se a quantidade de BTUs for insuficiente, o ambiente pode não ser resfriado da maneira adequada.

Quente e Frio

Existem aparelhos de ar-condicionado que conseguem resfriar e aquecer o ambiente. Esses modelos com a tecnologia quente e frio costumam ser um pouco mais caros do que os que só esfriam, mas são muito úteis para quem mora em regiões em que o inverno é mais rigoroso.

Outras tecnologias

O mercado de ar-condicionado não para de inovar e, por isso, é comum que surjam novas tecnologias com o passar dos anos. Entre elas, podemos destacar os produtos que contam com tecnologias que eliminam vírus e bactérias do ambiente, bem como aqueles que contam com recursos de limpeza automática.

A tecnologia inverter também tem evoluído com o passar dos anos. Hoje em dia, alguns modelos possuem a tecnologia dual inverter, que conta com um compressor duplo que promete reduzir ainda mais o consumo de energia e ser mais silencioso do que os modelos anteriores.

Também não poderíamos deixar de destacar os modelos dotados de conectividade, que são muito famosos atualmente. Com essa tecnologia, você pode controlar o ar-condicionado usando o seu celular ou uma assistente pessoal como Alexa ou Google, pois o aparelho fica conectado a uma rede Wi-Fi.

Loja online para comprar Ar-condicionado?

Agora que você já sabe tudo sobre ar-condicionado, aproveite para conhecer os modelos disponíveis aqui nas Lojas Presidente.

Somos uma loja com tradição no mercado varejista e, por isso, oferecemos uma grande variedade de modelos de ar-condicionado das melhores marcas, tudo com um preço muito especial e as melhores condições de pagamento do mercado.

Além de nossa loja virtual, você também pode fazer as suas compras com conforto e comodidade em uma de nossas lojas físicas.

Com as Lojas Presidente, você realiza seus sonhos com os menores preços e condições especiais de pagamento.